Produção do blog: Jeane Júlia, Wélber Silva, Louricena Dias, Débora Magaly, Rita de Cássia, Gerson Sena e Edivânia Rosa.
Atividade do Projeto Vamos Cirandar
sexta-feira, 12 de agosto de 2011
Projeto Institucional de Leitura
Pré - Escola Descobrindo o Saber
Projeto Institucional de Leitura
“Leitura, alimento para vida”
“Os comportamentos do leitor e do escritor – e não tarefas, como se poderia acreditar – porque são aspectos do que se espera que os alunos aprendam, porque se fazem presentes na sala de aula precisamente para que os alunos se apropriem deles e possam pô-los em ação no futuro, como praticantes da leitura e da escrita.”
Délia Lerner
Délia Lerner
JUSTIFICATIVA
Na formação de todas as crianças é importante ouvir muitas histórias contadas pelos pais. Escutar histórias é o início da aprendizagem para ser um leitor é ter um caminho de descobertas e de compreensão do mundo absolutamente infinito.
Diante das dificuldades da Pré-Escola Descobrindo o saber, detectadas na falta de acesso aos livros, nota-se que o aluno tem pouco contato com a leitura. O qual tornou-se indispensável proporcionar o gosto pela leitura com leitura pelo professor livros disponíveis nas salas, para manuseio e leitura. Valorizando assim a prática social ampliando as diversas práticas de leitura.
Dessa forma, participar da vida da criança tem papel fundamental em ler com prazer estimulando o pensamento crítico e reflexivo. Por isso acreditamos que a sua apresentação deve ocorrer o mais cedo possível na vida da criança, no ambiente doméstico, pela família e pelos pais e pela escola. Os adultos são os primeiros incentivadores, promovendo a aproximação com a linguagem desde o momento em que cantam para os bebês, brincam com eles usando histórias, adivinhações, rimas e expressões folclóricas, ou folheiam livros.
PLANO DE AÇÃO DO PROJETO INSTITUCIONAL DE LEITURA
METAS | AÇÕES | RESPONSÁVEL |
· Garantir que 100% dos professores conheçam o acervo literário da escola; · Garantir que 100% do acervo literário da escola seja tombado contendo título, autor, editora e quantidade de livros disponíveis; · Garantir que 100% dos professores façam leituras de livros do acervo da escola nas reuniões de pais; · Mapear em 100% a leitura feita pelo professor na sala de aula durante o ano letivo; · Garantir 100% dos professores incluindo na sua rotina semanal a leitura pelo professor de diferentes gêneros e, com diferentes propósitos; · Garantir que 100% das turmas façam indicação literária entre elas; · Formar a participação efetiva da comunidade em geral; · Construção da biblioteca ambulante; · Mapear 100% o acervo de algumas escolas entorno para que seja feito o intercâmbio literário. | · Disponibilizar a lista com os novos títulos e autores dos livros que fazem parte do acervo da escola; · Dar continuidade ao tombamento dos novos livros do acervo da biblioteca da escola; · Selecionar livros do acervo da biblioteca de acordo a pauta da reunião, pensando sempre em diferentes propósitos; · Entregar fichas para que seja feito o mapeamento da leitura feita pelo professor na sala de aula; · Elaborar aulas de leitura garantindo a diversidade e a continuidade, pensando no antes, durante e depois; · Elabora atividade permanente de resenha literária; · Promover eventos que envolvam toda a comunidade escolar “contadores de história” 1 vez por semana; · Arrecadar patrocínio para construção da biblioteca. | Ø Direção e coordenação. Ø Direção, coordenação, professores e demais funcionários. Ø Professores. Ø Coordenação. Ø Coordenação e professores. Ø Direção, coordenação e professores. Ø Direção, coordenação e professores. Ø Coordenação e direção. |
O que fazemos e o que queremos com o Projeto Institucional de Leitura:
O QUE JÁ FAZEMOS EM NOSSAS ESCOLAS | O QUE QUEREMOS DESENVOLVER APARTIR DO PROJETO INSTITUCIONAL |
Organização por sala do continho de leitura. · Voluntários fazendo leitura para os alunos. · Projetos de leitura. · Leitura e exploração de histórias. · Ficar atento ao compartilhamento de interesse e desinteresse dos alunos. | · Planejamento de leituras, como atividades permanentes. · Desenvolver o hábito diário da leitura como momento de prazer. · Valorizar as ações de leitura dos alunos. · Formar comportamentos leitores em toda a equipe da escola, como referência, de bons modelos. · Valorizar o livro como portadores de acesso ao legado histórico e cultural da humanidade. · Valorização da prática social de leitura. · Oferecer informações sobre o autor, sua forma de escrever, curiosidades da sua vida e/ou obras. · Ter atividades cuidadosas de quem lê para o outro e é referência de leitor. |
Objetivo Geral
· Despertar na comunidade escolar o prazer pela leitura desenvolvendo o comportamento leitor dos mesmos, assegurando assim a formação leitora inicial para os discentes dessa instituição.
Objetivos específicos
· Criar um ambiente social favorável à leitura oferecendo condições para que a criança desenvolva o gosto e o hábito pela leitura, sentindo prazer em ouvir histórias lidas ou contadas.
· Valorizar práticas pedagógicas e outras atividades que estimulem o prazer de ler entre os profissionais da educação.
· Ampliar o conhecimento de leitura às crianças a fim de serem inseridas na cultura letrada.
· Oferecer condições para que a criança desenvolva o gosto e o hábito pela leitura, sentindo prazer em ouvir histórias lidas ou contadas.
Indicadores de Qualidade
Alunos:
· Ampliação do repertório literário por meio da leitura diária – realizada pelos professores – dos empréstimos de livros.
· Envolvimento e gosto pela leitura, proporcionando que livros mais extensos fossem lidos por capítulos.
· Manuseio dos livros presente na sala de leitura.
· Aumento da freqüência e diversidade do repertório de histórias indicadas como suas favoritas.
Professores:
· Presença de leitores modelos dentro da sala de aula, instituindo a prática de leitura diária em todas as classes.
· Aumento da circulação de livros e de materiais escritos na sala de aula, expostos de maneira acessível às crianças.
· Planejamento das situações de leitura, conhecendo o livro com antecedência e pensando o que fazer antes, durante e depois da leitura.
· Ampliação do universo literário dos professores e da freqüência da escolha de livros da leitura por prazer.
· Aumento de indicação literária entre os colegas da escola.
Coordenadora:
· Desenvolvimento de seu papel como formadora da equipe de professores.
· Valorização da importância da leitura como conteúdo da formação dos professores por meio da discussão de textos teóricos, tematização de vídeos e análise de livros infantis.
· Acompanhamento no planejamento das atividades de leitura.
· Apoio no enfrentamento de dificuldades e na articulação dos professores na implementação da prática de leitura em sala de aula.
Diretora:
· Desenvolvimento do projeto institucional de leitura, fomentando em toda comunidade escolar o prazer em ler para alunos, funcionários e pais.
· Incentivo da prática de leitura não apenas nas salas de aula, mas no hábito de todos os profissionais da escola.
· Incentivo à utilização do acervo da sala de leitura da escola, proporcionando a interação de toda comunidade escolar.
Calendário Escolar
12 de Agosto | Apresentação do projeto para toda comunidade escolar | Convidar o baú de leitura para fazer apresentação. Apresentar os voluntários da escola “contadores de histórias”. |
19 de Agosto | “contadores de histórias” Lalaide | |
26 de Agosto | ||
02 de Setembro | ||
16 de Setembro | ||
30 de Setembro | Empreendimento do projeto. | Apresentação com os alunos... |
Assinar:
Postagens (Atom)